É dia de feira

Dia daqueles de que eu gosto, dia de feira de vinhos, de provar de tudo e cuspir, é claro, para não se embriagar, deixando sempre para bebericar aquilo que realmente vale a pena nos quinze minutos finais…

Entre taças que brindam, camisas que se mancham e sorrisos com dentes roxos, é possível encontrar vinhos surpreendentes, vinhos novos e `as vezes até algum vinho defeituoso com sabor a rolha. Prova-se um vinho daquela uva que você tinha lido uma vez em algum livro mas nunca tinha experimentado. Encontra-se o vinho daquela região que você sempre teve curiosidade de conhecer ou daquela outra de que você nunca tinha ouvido falar. Caminha-se alguns passos mais pelos corredores do pavilhão e a situação se repete…

Digo que nessas horas sofro de distúrbio de atenção, e todas as vezes que vou a esta feira pareço criança em loja de brinquedos `as vésperas do Natal. Durante três dias do ano, quatro horas por dia, em São Paulo, tenho a difícil tarefa de provar, provar e escolher o que provar frente a enorme quantidade de rótulos disponíveis.

São mais de 400 expositores  de todo o mundo: África do Sul, Chile. Argentina, França, Portugal, Brasil e muito outros, reunidos na EXPOVINIS, a maior feira de vinhos da América do Sul.  Este ano em sua 16ª edição, realizada entre 24 e 26 de abril, recebeu, segundo dados oficiais, cerca de 19.000 visitantes.

Numa feira grande como essa, o importante é ter foco e estabelecer uma mínima ordem do que se provar para não virar uma bagunça de sabores na sua boca. Por exemplo: começar com espumantes e vinhos brancos e logo passar aos tintos para finalmente terminar nos doces. Um vai e volta de vinhos muito diferentes atrapalha nossa percepção.

A parte enriquecedora é conhecer pequenos produtores apaixonados pelo vinho que lhe explicam com tanta clareza que lhe abrem a mente e lhe fazem aprender algo novo. Improvisar uma saudação ou tentar falar algo no idioma do produtor pode ser bom, as possibilidades de que ele lhe sirva aquela garrafa exclusiva que ele tem separada são maiores.

O interessante é sempre ir atrás de coisas novas, para estar a par do que se tem feito por aí. Algumas coisas que chamaram minha atenção:

  • Os perfumados e fresquíssimos Chenin e Sauvignon Blancs da África do Sul, dos produtores Boschendal e Belligham, o que demonstra que eles não vivem só  de pinotage.
  • A clássica mistura de Chardonnay e Pinot Noir, então conhecida como base de espumantes e champagnes pode ser provadas em versões de vinhos brancos e roses secos, como a da Bodega Marichal uruguaia.
  • Os tintos piemonteses da denominação de origem Roero, para aqueles que querem provar um Nebbiolo mais jovem, bom e barato, sem precisar gastar muito com um Barolo.
  • O aromático e untuoso Alvarinho brasileiro, lançamento da linha Quinta do Seival Castas Portuguesas, da Miolo.
  • Os delicados e cremosos espumantes roses feitos de Cabernet Sauvignon, plantada a 1200 metros de altitude da Serra Catarinense, dos produtores Suzin e Sanjo.
  • O saboroso Bonarda Emma da Família Zuccardi, tradicional vinícola argentina que aposta em outros varietais (não só Malbec) e os faz muito bem.
  • Os projetos de pesquisa de terroir como o Terroir Hunters da chilena Undurraga que lançou três Sauvigon Blancs de três regiões vizinhas porém distintas, buscando as sutilezas que distinguem zona.

Ficou com vontade? Ano que vem tem mais. A feira é realizada sempre na última semana de Abril, durante três dias, no Expocenter Norte, próximo ao terminal Tiete, na zona norte de São Paulo. As datas do próximo evento estão disponíveis no endereço abaixo. É possível se cadastrar e receber informações antecipadas sobre palestras e credenciamento: http://www.exponor.com.br/expovinis/

Texto adaptado do publicado originalmente na Revista Vinícola ed. jun/jul 2012.

Anúncios

Um comentário sobre “É dia de feira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s