Comida Limeña – O mar

Um dos grandes prazeres que tenho quando vou a Lima é comer bem, comer fresco. Quando morei na capital peruana no início de 2007 a culinária peruana ainda não estava na moda, pelo menos no Brasil. Poucas pessoas sabiam o que era um ceviche e qualquer prato de peixe cru era unicamente sinônimo de comida japonesa.

Atualmente no Brasil, pipocam os restaurantes que oferecem versões de ceviche em suas cartas e, aos poucos, restaurantes dedicados a rica gastronomia peruana são abertos.

A receita de um clássico ceviche peruano é simples:

Peixe branco fresco cortado em pedaços e marinado brevemente em uma mistura de suco de limão recém exprimido, sal, pimenta dedo de moça picadinha (para substituir o rocoto), algumas gotas de molho de pimenta e coentro. O ideal é deixar o peixe descansar uns cinco minutos geladeira marinando. Em seguida, misturar cebola roxa finamente picada e, se conseguir no mercado municipal, o milho crocante andino. Costuma-se servir com um pedaço de milho cozido e batata doce (no Peru, o camote), para cortar um pouco a acidez do prato. Uma leve e refrescante entrada para o almoço!

Comida Nikkei, como comentado no vídeo, é a fusão peruano-nipônica. Cozinha que se expressa na delicadeza e estética dos pratos, usando de técnicas apuradas que privilegiam o sabor e a textura natural dos alimentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s