O Gin Vitoriano

Recentemente em Curitiba houve uma apresentação de um dos meus destilados brancos favoritos: o Gin. Promovido pela Hendrick’s, marca escocesa da tradicional destilaria William Grant & Sons, o evento foi oferecido pela Porto a Porto, representante da marca no sul do Brasil.

Com referencias estéticas vitorianas, o Gin Hendricks, tem na sua receita além do essencial zimbro – espécie de “fruto” cujo aroma e sabor são marcantes na bebida – outros dois ingredientes inusitados: pepinos e pétalas de rosas. O motivo da escolha de tais ingredientes remete aos hábitos da neta de William Grant, Janet, grande apreciadora de gin e de sanduiches de pepino, além de ser uma amante de rosas. Tamanha sua paixão pelas flores que ela batizou o Gin produzido pela família com o nome do seu prendado jardineiro, o senhor Hendrick.

A estética vitoriana do Hendrick's. Ao fundo o frasco porta-pepinos e a bela garrafa escura do Gin

A estética vitoriana do Hendrick’s. Ao fundo o frasco porta-pepinos e a bela garrafa escura do Gin

O processo de elaboração do Hendrick’s se dá como a dos destilados de qualidade: através de uma dupla destilação em alambiques de cobre. O curioso do processo é que são utilizados alambiques de dois formatos diferentes. O primeiro, chamado Carter Head, possui uma longa coluna onde estão esteiras com os diferentes botânicos responsáveis pela aromatização do gin. Ou seja, os vapores do destilado vão passando por essa coluna, e, a cada esteira encontram um especiaria, raiz ou fruto que vai aportando de maneira sutil os aromas e sabores que caracterizam a bebida. Outra parte do destilado é infusionado com os mesmos botânicos – como se estivéssemos preparando um chá – e redestilado. Finalmente estes destilados são misturados e a eles é adicionado essência de rosas e pepino.

O resultado é um Gin perfumado, delicado no paladar e com um sabor persistente. A sugestão de consumo da Hendrink’s é com a inseparável tônica e, ao invés das habituais rodelas de limão, finas fatias de pepino que ressaltam ainda mais o frescor do coquetel.

Gin | Pepino | Tônica | Pétalas de rosa

Gin | Pepino | Tônica | Pétalas de rosahendricks

Na sequencia minha sugestão de coquetel a base de Hendrick’s:

  • Antes de tudo, preparar uma infusão com capim limão, flores de camomila e sementes de erva doce. Após 15 minutos coar e esfriar.
  • Para o coquetel, usar 50ml de Hendrick’s + 50ml da infusão + 50ml de suco de cranberry ou romã e servir tudo numa taça ou copo com abundante gelo. Usar um pedaço de capim limão para decorar. Fica leve e super fresco!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s