A história do vinho pelos seus recipientes

Na próxima semana realizarei um curso de 3 dias que reflete o resultado de duas pesquisas que realizei. A primeira delas em 2010, em Mendoza, onde avaliei os impactos sensoriais do uso carvalho nos vinhos durante a vinificação ou amadurecimento. Essa pesquisa foi realizada em um momento onde o estágio em madeira parecia ser o principal atributo enaltecedor das qualidades de um vinho.toneleria001

Passados cinco anos, o uso exaustivo e intenso do carvalho parece ter perdido um pouco a força e as qualidades da uva e do terroir ganham mais importância. Junto a isso, produtores buscam produzir vinhos mais autênticos, que fujam do lugar comum. Essa diferenciação passa pelo resgate de técnicas e recipientes ancestrais de vinificação, com destaque para o uso das ânforas de argila e os novíssimos tanques ovais de concreto. Este tornou-se então o tema da segunda pesquisa, realizada em 2015, como trabalho de conclusão da minha pós-graduação.

Estes três recipientes ANFORA DE ARGILA, BARRIS DE MADEIRA e OVOS DE CONCRETO constituem o tema que norteia o curso. Cada um deles teve – e ainda tem – sua relevância histórica e podem ser demarcadores no estilo de muitos vinhos.

anforasDM

Cada aula será dedicada a um recipiente específico. Além de situarmos o recipiente no seu momento histórico, entenderemos o seu processo de fabricação e avaliaremos, através de degustações, os impactos sensoriais na bebida final.

Como cada recipiente está diretamente atrelado a uma técnica de vinificação ou cultivo específicos, serão pincelados também temas como viticultura biodinâmica, “vinhos laranjas”, cofermentações e macerações carbônicas. Vinhos que exemplifiquem o uso destas técnicas serão degustados ao longo destes três dias.

Um curso muito especial, montado com base em muito estudo e pesquisa que quero compartilhar com você!ovoconcreto

A HISTÓRIA DO VINHO PELOS SEUS RECIPIENTES

quando: 7, 8 e 9/dez/2015  |  19:30 as 21:45

onde: Espaço 810 – Itupava, 810. Alto da XV, Curitiba.

quanto: R$ 375

inscrições por email wgabardo@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s